10 de agosto de 2011

A comunidade arregaça as mangas - Londres, UK

Muitos especulam, mas ninguém sabe realmente a raiz do problema, o que está gerando tanta violência na Inglaterra nesta última semana.  Em vários pontos de Londres, os jovens lançaram bombas caseiras, fizeram barricadas, destruíram negócios e, é claro, saquearam lojas, levando tudo o que podiam carregar. Ironicamente, no bairro de Clapham Junction, um dos mais afetados, em meio a muito tumulto uma grande livraria ficou intacta. Muitas lojas agora estão fechando mais cedo e colocando tapumes para isolar suas vitrines. Cada um busca sua própria proteção. Como o número de policiais parece não ter sido suficiente para conter os vândalos, as vendas de taco de beisebol pelo website da Amazon aumentaram cerca de 5000% nos últimos dias (fonte: CNN). E o que estava acontecendo só na capital, se alastrou pelo país... é chocante ver as imagens.

No meio de tanto tumulto dois amigos, sensibilizados com o que viram, resolveram agir. Eles lançaram o grupo Riotcleanup no Twitter há menos de 48 horas e já conta com mais de 85.000 seguidores. Riotcleanup, que significa Motim da Limpeza,  é uma iniciativa para juntar voluntários e limpar ruas e lojas. Souberam se organizar muito bem e definir a agenda da limpeza para cada bairro onde cada um traz luvas, pás e sacos de lixo, vassoura,  e muito boa vontade. Ninguém está perdendo tempo em condenar, mas em ajudar. É simplesmente inspirador o senso de comunidade. Duas pessoas conseguiram mover centenas em mutirões de limpeza, e agora seu exemplo segue para outras cidades do país.

Enquanto isso, os políticos que não pegam na vassoura, tentam se justificar. O prefeito voltou mais cedo de suas férias de verão e deu uma primeira e patética entrevista --- engasgou e não falou nada. A oposição se concentra nos fatos a seu favor: os cortes na polícia metropolitana feitos pelo governo local e os que estão planejados. A verdade é que realmente desde o ano passado, com o governo de coalizão e primeiro ministro conservador no poder, a coisa ficou feia. Muitos cortes nos programas sociais, desemprego alto, entre outros, têm afetado o país e a desigualdade social, para o que é um país desenvolvido, está cada dia pior. Muitos destes baderneiros não têm nada a perder, já não têm emprego e nem estão na escola. De qualquer forma não há desculpa para seus atos violentos, somente para conseguir um novo par de tênis, uma TV de plasma.

Agora é a hora de limpar and that's it. Ajudar os que foram afetados, os negócios que foram destruídos e ainda, melhorar os ânimos de todos. A resposta para o que está gerando estes tumultos fica pra depois. O importante nas próprias palavras do grupo Riotcleanup:
"Vamos nos perguntar o porquê amanhã. O primeiro passo é mostrar amor às nossas comunidades que precisam de ajuda; o problema é muito maior e existe, mas vemos no pós-limpeza".

Nenhum comentário:

Postar um comentário